Pé-de-Meia estudantes de maio e junho recebem 5ª parcela
Foto: Adobe Stock
O programa Pé-de-Meia segue promovendo a continuidade escolar entre jovens da rede pública. Nesta quinta-feira (31), foi a vez dos alunos nascidos em julho e agosto receberem o valor referente à quinta parcela do auxílio. O repasse, no valor de R$ 200, é voltado a estudantes que cumprem a frequência mínima exigida nas aulas, como parte do benefício chamado incentivo-frequência.
De acordo com a Agência Brasil, o pagamento está sendo realizado de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
O que é o Pé-de-Meia?
O Pé-de-Meia é uma iniciativa que visa reduzir a evasão escolar entre jovens do ensino médio da rede pública, especialmente os de baixa renda.
Além de representar um incentivo financeiro, a proposta é funcionar como uma espécie de poupança estudantil, reforçando a importância da conclusão do ensino médio.
Não é necessário se inscrever no programa. Conforme explica o MEC, a inclusão é automática para os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos.
Quem pode receber o benefício?
O valor é direcionado a quem está matriculado no ensino médio regular da rede pública ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), é preciso ter presença de pelo menos 80% nas aulas para ter direito ao pagamento.
A gestão dos valores é feita pela Caixa Econômica Federal, que informou que cerca de 3,3 milhões de estudantes serão contemplados nesta rodada de pagamentos.
Estudantes. Foto: Adobe Stock
Como funcionam os pagamentos?
O pagamento da quinta parcela está ocorrendo de maneira escalonada, conforme a data de nascimento dos estudantes.
Veja o calendário completo:
28 de julho – nascidos em janeiro e fevereiro
29 de julho – nascidos em março e abril
30 de julho – nascidos em maio e junho
31 de julho – nascidos em julho e agosto
1º de agosto – nascidos em setembro e outubro
4 de agosto – nascidos em novembro e dezembro
As transferências seguem até o início de agosto.
Como o dinheiro é acessado?
Cada estudante tem uma conta poupança digital da Caixa aberta automaticamente para recebimento do valor.
Se o beneficiário for maior de idade (18 anos ou mais), o saque ou movimentação pode ser feito via aplicativo Caixa Tem.
Publicidade
Já os menores de idade precisam da autorização do responsável legal para movimentar a conta. Essa liberação pode ser feita pelo app ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Estudantes interessados em acompanhar os repasses do Pé-de-Meia ou verificar dados escolares devem acessar o Jornada do Estudante, aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Lá, é possível consultar se o pagamento foi aprovado ou rejeitado, além de conferir outras informações do programa.