Radar da Imprensa

Pé-de-Meia: conheça o progama financeiro-educacional para jovens do Ensino Médio

Até o momento, 167 redes e instituições federais aderiram à iniciativa

Pé-de-Meia: conheça o progama financeiro-educacional para jovens do Ensino Médio
Pé-de-Meia: incentivo financeiro-educacional. Foto: Envato Elements

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente que 167 redes e instituições federais aderiram ao Programa Pé-de-Meia, uma iniciativa que busca promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

Ao todo, 178 redes estaduais, distrital, municipais e federais estavam aptas a assinar o termo de compromisso do programa.

O que é o Pé-de-Meia?

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio público.

Seu objetivo principal é estimular a permanência e conclusão escolar, promovendo a inclusão social pela educação e fomentando a mobilidade social.

O programa até o momento recebeu a adesão de 167 redes e instituições federais. Além disso, 74 secretarias de educação municipais que oferecem ensino médio regular também participaram do programa.

A partir de 29 de fevereiro, os sistemas de ensino e instituições federais deverão enviar informações relativas à matrícula dos estudantes.

Essas informações devem ser consolidadas até 8 de março para que os alunos elegíveis recebam o Incentivo-Matrícula, um pagamento único de R$ 200, entre 26 de março e 7 de abril.

Publicidade

O não compartilhamento das informações nos prazos estabelecidos poderá impactar o pagamento dos incentivos do período. O cumprimento desses prazos é crucial para garantir que os estudantes recebam os benefícios previstos.

Como participar do programa?

Estudantes que desejam participar do Pé-de-Meia não precisam se cadastrar. Basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de uma família inscrita no Programa Bolsa Família.

Colaborou: Renata Duque.