

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai intensificar em 2025 a revisão de benefícios por incapacidade com o objetivo de garantir que apenas quem realmente atende aos critérios legais continue recebendo os pagamentos.
A medida, conhecida como pente-fino do INSS, que já estava em andamento desde o ano passado, visa otimizar os gastos públicos e abrir espaço no orçamento federal.
Conforme matéria do E-Investidor, cerca de 600 mil benefícios podem ser cortados caso irregularidades sejam identificadas, como a ausência de comprovação da incapacidade, falta de atualização cadastral ou ausência de documentos exigidos por lei.
Quem pode ser convocado para o pente-fino do INSS?
De acordo com o INSS, apenas os segurados que se enquadram em algumas situações específicas devem se preparar para uma possível convocação. São eles:
- Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas está fora do Cadastro Único ou não atualiza os dados há mais de 48 meses;
- Quem está com auxílio-doença ativo há mais de dois anos;
- Quem recebe aposentadoria por invalidez e não passou por perícia médica há muito tempo.
Como saber se serei convocado para o pente-fino do INSS?
O INSS estima que ao menos 800 mil pessoas que recebem aposentadoria por invalidez devem ser chamadas para a reavaliação ainda neste ano.
Publicidade
As notificações estão sendo enviadas pelo INSS desde o ano passado por carta, SMS ou por extrato bancário. Ao ser informado, o segurado deve acessar o portal Meu INSS, seguir os passos abaixo e agendar a perícia médica:
- Fazer login no Meu INSS;
- Buscar por “Novo requerimento”;
- Digitar “Agendar perícia médica”;
- Informar os dados e selecionar data e hora para atendimento em uma agência próxima.
Após receber a notificação, o beneficiário terá entre 45 e 90 dias para agendar a perícia e apresentar os documentos exigidos. O prazo exato será informado na comunicação enviada pelo INSS.
Colaborou: Renata Duque.