

Trabalhadores brasileiros podem ter valores a receber sem sequer saber disso. O governo federal anunciou a liberação de R$ 26 bilhões referentes ao saldo retido no antigo Fundo do PIS/Pasep. O montante beneficiará aproximadamente 10,5 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada até o ano de 1998.
A medida, que tem o objetivo de devolver recursos que ficaram parados por anos, permite que os beneficiários acessem os valores a partir de 28 de março. Para facilitar o processo, foi lançada a plataforma Repis Cidadão, onde é possível consultar a existência do saldo, fazer a solicitação e acompanhar o status do pagamento.
Como saber se tenho direito?
De acordo com informações do Ministério da Fazenda, o valor médio por beneficiário é de R$ 2,8 mil. Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador deve acessar a plataforma Repis Cidadão utilizando a conta Gov.BR nos níveis ouro ou prata, que garantem maior segurança na verificação de identidade.
Outra opção para consulta é o aplicativo do FGTS, disponível gratuitamente para dispositivos móveis. Caso haja saldo a ser resgatado, o saque pode ser feito presencialmente em agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de documento oficial com foto.
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Também há a possibilidade de solicitar a transferência do valor para uma conta bancária de titularidade do beneficiário, com os pagamentos sendo realizados de forma escalonada, conforme a ordem das solicitações.
Passo a passo para consultar e sacar os valores
Consulta
- Acesse o site do Repis Cidadão;
- Informe o CPF e a senha do Gov.BR;
- Utilize o código de acesso gerado pelo aplicativo Gov.BR;
- Insira o Número de Identificação Social (NIS), encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão ou no portal Caixa Trabalhador;
- Clique em “pesquisar” e, caso haja valores disponíveis, siga as instruções para efetuar o saque.
Saque
- Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial de identificação, se for o titular;
- Caso seja herdeiro, apresente um dos seguintes documentos:
- a) Certidão do PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
- b) Declaração de dependentes habilitados emitida pelo órgão pagador do benefício;
- c) Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, declarando não haver outros herdeiros.
Herdeiros também podem solicitar o saque?
Os recursos não retirados pelos titulares falecidos também podem ser resgatados por seus herdeiros. Para isso, é necessário realizar a solicitação por meio da plataforma Repis Cidadão, o que permite um processo de liberação mais ágil e eficiente.
O governo federal recomenda que os trabalhadores e herdeiros interessados façam a solicitação o quanto antes, pois os pagamentos serão feitos conforme a ordem dos pedidos registrados no sistema.
Calendário de liberação dos valores
Os pagamentos serão feitos de acordo com a data da solicitação, conforme o cronograma abaixo:
- Pedidos feitos até 28/02/2025 – Pagamento em 28/03/2025;
- Pedidos feitos até 31/03/2025 – Pagamento em 25/04/2025;
- Pedidos feitos até 30/04/2025 – Pagamento em 26/05/2025;
- Pedidos feitos até 31/05/2025 – Pagamento em 25/06/2025;
- Pedidos feitos até 30/06/2025 – Pagamento em 25/07/2025;
- Pedidos feitos até 31/07/2025 – Pagamento em 25/08/2025;
- Pedidos feitos até 31/08/2025 – Pagamento em 25/09/2025;
- Pedidos feitos até 30/09/2025 – Pagamento em 27/10/2025;
- Pedidos feitos até 31/10/2025 – Pagamento em 25/11/2025;
- Pedidos feitos até 30/11/2025 – Pagamento em 26/12/2025;
- Pedidos feitos até 31/12/2025 – Pagamento em 26/01/2026.
Os trabalhadores devem ficar atentos aos prazos para garantir o recebimento dos valores esquecidos no antigo Fundo do PIS/Pasep.
Colaborou: Gabrielly Bento.