O Banco Central anunciou a chegada do tão aguardado Pix Automático. Esta funcionalidade permitirá o pagamento automático de contas recorrentes, como energia, telefone, escolas, academias, condomínios e assinaturas. E o pagamento de boletos também está contemplado na novidade – na prática, ele não será mais necessário, pois existirá um cadastro direto com a empresa responsável.
Leia também
As informações cruciais sobre esse avanço foram compartilhadas pela jornalista Thaís Barcellos, do E-Investidor.
O serviço do Pix Automático, será gratuito para o pagador, podendo ser tarifado no recebimento pelas empresas. O lançamento está previsto para 28 de outubro de 2024. Este processo de implementação seguirá um cronograma estruturado para garantir especificações precisas e eficientes testes antes do lançamento oficial. Confira o cronograma:
- novembro/2023: especificação;
- dezembro/2023: publicação das regras (regulamento do Pix e Manuais);
- de janeiro a agosto/2024: desenvolvimento dos sistemas;
- de agosto a setembro/2024: testes homologatórios;
- outubro/2024: lançamento.
O novo serviço apresenta diversas características e benefícios que prometem simplificar e otimizar as transações financeiras, especialmente aquelas realizadas entre pessoas físicas e jurídicas.
Publicidade
Uma das principais vantagens é a sua ampla abrangência, permitindo a realização de pagamentos de serviços variados. Mas para o consumidor o maior benefício é a contribuição para a redução de golpes e cobranças falsas. A eliminação da necessidade de boletos e de um cadastro direto com a empresa responsável, garantem a autenticidade das cobranças recorrentes, promovendo maior segurança nas transações.
Já para o lado das empresas o maior ponto positivo do sistema, é a facilidade de adesão. Sendo necessário apenas um acordo com um banco ofertante, o que facilita o processo. Além disso, a gratuidade para transações instantâneas feitas por pessoas físicas é mantida. No entanto, as empresas têm a opção de acordar tarifas com as instituições financeiras caso optem por ofertar o serviço.
Por fim, a flexibilidade e controle oferecidos aos pagadores são características que visam atender às necessidades individuais dos usuários. A capacidade de estabelecer limites para as parcelas a serem debitadas e a possibilidade de cancelar a autorização a qualquer momento proporcionam aos pagadores maior autonomia sobre suas transações.
O impacto concorrencial do Pix Automático também é ressaltado, com a eliminação dos convênios bilaterais entre empresas e bancos. Essa mudança promete promover mais competitividade no setor financeiro, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores.
Publicidade
Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix, em entrevista recente ao Broadcast/Estadão, destacou a importância do Pix Automático para ampliar o leque de alternativas disponíveis para empresas de todos os tipos e portes.
“Viabilizar pagamentos recorrentes no Pix é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento para empresas de todos os tipos e portes, como usuários recebedores, e para as pessoas em geral, como usuários pagadores, oferecendo comodidade para ambos os lados. Além disso, ampliar o uso do Pix para esse caso de uso também trará mais competitividade ao setor, uma vez que o modelo é aberto e poderá ser ofertado para as empresas por qualquer instituição participante do Pix, sejam grandes bancos, bancos digitais, cooperativas, fintechs, iniciadores, entre outros”, afirma Brandt.
Mas qual será a diferença do Pix Automático para outros sistemas de agendamentos já conhecidos como o Débito Automático e Pix Agendado?
O Débito Automático tradicional possui um tempo de processamento mais demorado em comparação com o Pix Automático. Além disso, enquanto o Débito Automático requer convênios entre empresas e instituições financeiras, o Pix Automático simplifica este processo, demandando apenas um acordo entre a empresa e um banco ofertante da modalidade.
Publicidade
Esta mudança permite que as empresas ofereçam o Pix Automático a todos os clientes que utilizam o Pix, independentemente do banco em que possuem conta.
Já o Pix Agendado, se o compararmos com o Pix Automático, a principal diferença está na autoria das transações recorrentes. Na nova função, a empresa que solicita a autorização do usuário para receber pagamentos automaticamente. Por outro lado, no Pix Agendado, é o próprio usuário quem decide quando e para quem enviar dinheiro de forma regular.
Em resumo, o Pix Automático se destaca por sua abrangência, facilidade de adesão, gratuidade para pessoas físicas, segurança contra golpes, versatilidade de aplicação, flexibilidade para pagadores e impacto positivo na concorrência do mercado financeiro.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade