Publicidade

Radar da Imprensa

Purificador de água aumenta muito a conta de luz?

Descubra se o consumo deste aparelho realmente pesa na conta de energia

Purificador de água aumenta muito a conta de luz?
Purificador de água Foto: Adobe Stock

Com os altos preços da energia elétrica, muitas famílias buscam alternativas para reduzir o consumo e aliviar o orçamento mensal. E uma dúvida frequente entre os consumidores é se o purificador de água, aquele eletrodoméstico que garante água gelada e filtrada a qualquer hora do dia, está contribuindo para inflar a conta de luz.

Quanto consome um purificador de água?

A quantidade de energia utilizada por um purificador de água depende do tipo de aparelho e das tecnologias incorporadas. Em média, esses aparelhos consomem entre 5 e 9 kWh por mês, dependendo de fatores como capacidade e sistema de resfriamento.

Por exemplo, um modelo que utiliza compressor para resfriar a água, apresenta um consumo médio de cerca de 5 kWh mensais. Entretanto, uma versão sem o compressor pode consumir aproximadamente 9 kWh no mesmo período. Esses números são indicativos e podem mudar de acordo com o fabricante e as condições de uso.

Afinal, vale a pena desligar o purificador à noite para economizar?

Para quem deseja economizar, desligar o purificador à noite pode ser uma estratégia válida. Ao desligar o aparelho durante a noite, o compressor não precisa trabalhar para manter a água gelada, o que resulta em uma economia no consumo.

No entanto, é preciso ter em mente que, ao ligar o aparelho pela manhã, a água demorará mais tempo para ficar gelada. Essa decisão, portanto, deve levar em conta o perfil de consumo de cada residência. Quem não faz questão de água gelada ao acordar ou utilizar o purificador apenas para água natural pode se beneficiar mais dessa prática.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Uma sugestão é realizar um teste prático. Experimente desligar o purificador de água durante algumas noites e avaliar se a falta de água gelada no início do dia é realmente um problema. Caso o impacto seja pequeno, a economia na conta de luz pode compensar o esforço.

Colaborou: Gabrielly Bento.