Carros de luxo apreendidos com o "Careca do INSS". Foto: Adobe Stock
Em mais um desdobramento da investigação sobre fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Federal apreendeu na última terça-feira (20) cinco veículos de luxo atribuídos a Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS“.
A investigação faz parte de uma ofensiva da Polícia Federal para desarticular redes que exploram ilegalmente o sistema previdenciário brasileiro. O caso segue sob sigilo e novas diligências não estão descartadas.
Antunes, é apontado como um dos principais articuladores de um esquema que teria descontado ilegalmente valores de milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.
Conforme a Agência Brasil, O objetivo da operação é não apenas avançar nas investigações, mas também garantir o ressarcimento dos prejuízos causados aos aposentados e pensionistas.
Na casa de Antunes, os agentes encontraram uma frota de alto padrão: um Land Rover, duas BMWs — modelos Competition e M135i — e dois Porsches — Panamera e 911. Segundo a PF, o valor estimado dos veículos é de R$ 3,28 milhões.
As autoridades suspeitam que os bens tenham sido adquiridos com recursos provenientes da fraude contra beneficiários do INSS, esquema que teria sido mantido por anos, com a conivência de instituições financeiras e intermediários.
Entenda o golpe contra aposentados e pensionistas do INSS
Entre 2016 e 2024, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram vítimas de um esquema de fraude que desviou cerca de R$ 7,99 bilhões de seus benefícios.
Conforme matéria do E-Investidor, a fraude foi praticada principalmente por entidades de classe, como associações e sindicatos. Estas entidades firmavam Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS, o que lhes dava acesso aos sistemas de pagamento.
Publicidade
Com isso, passaram a inserir descontos mensais em nome de serviços associativos (como seguros, convênios ou assistência jurídica), sem que a maioria dos aposentados e pensionistas tivesse conhecimento ou tivesse autorizado tais deduções. Em auditoria com 1.300 beneficiários, 97% afirmaram não ter autorizado os descontos.
Devolução do dinheiro para as vítimas do golpe do INSS
Desde a semana passada o INSS começou a notificar aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos.
De acordo com o E-Investidor, as notificações irão informar aos beneficiários sobre os descontos realizados em seus pagamentos, detalhando os valores e as entidades envolvidas, e solicitar que indiquem se os valores foram ou não autorizados.
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, informou que os aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados indevidamente terão os valores devolvidos diretamente no benefício.