Todos os anos, milhares de segurados que recebem benefícios previdenciários precisam ficar atentos a uma exigência fundamental para não ter o pagamento suspenso: a prova de vida.
Publicidade
Todos os anos, milhares de segurados que recebem benefícios previdenciários precisam ficar atentos a uma exigência fundamental para não ter o pagamento suspenso: a prova de vida.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esse procedimento serve para confirmar que o beneficiário continua vivo e apto a receber valores pagos de forma contínua, como aposentadorias, pensões e auxílios assistenciais. Em 2026, a regra segue válida e requer atenção aos prazos definidos pelo órgão responsável pelo pagamento.
Segundo o site do Governo Digital, se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício do governo, precisa realizar a prova de vida para continuar recebendo os pagamentos normalmente.
O procedimento é obrigatório e, caso não seja feito dentro do período estipulado, o benefício pode ser bloqueado temporariamente.
A principal função da prova de vida é evitar fraudes e pagamentos indevidos. Ao confirmar que o beneficiário está vivo, o governo garante que os recursos públicos sejam destinados corretamente. Esse controle ajuda a manter o equilíbrio do sistema previdenciário e assistencial, além de impedir o uso irregular de dados de pessoas.
Quem prefere realizar o procedimento de forma presencial pode comparecer ao banco responsável pelo pagamento do benefício ou ao órgão pagador, de acordo com o Governo Digital. Em muitos casos, também é possível concluir a prova de vida nos caixas eletrônicos, utilizando a biometria cadastrada.
Uma alternativa prática é a prova de vida digital, feita pelo aplicativo Gov.br. Por meio de reconhecimento facial, o beneficiário consegue concluir todo o processo sem sair de casa. Para isso, é necessário ter CNH ou biometria registrada na base do Tribunal Superior Eleitoral, que são usadas para validar a identidade.
Publicidade
Após concluir a prova de vida pelo aplicativo, o acompanhamento do status deve ser feito diretamente no portal do órgão responsável pelo pagamento.
Atualmente, a funcionalidade de prova de vida digital do aplicativo gov.br está disponível para os seguintes órgãos, segundo o Governo Digital:
Após realizar a prova de vida, é fundamental acompanhar a confirmação pelo site ou aplicativo do órgão pagador. Mesmo quando feita digitalmente, o segurado deve verificar se o procedimento foi aceito para garantir que o benefício continue sendo pago sem interrupções ao longo de 2026.
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador