Quais os requisitos para solicitar o saque-aniversário
Os trabalhadores que quiserem antecipar as parcelas do saque-aniversário precisam ficar atentos aos requisitos exigidos pela instituição financeira. São cinco a serem observados, conforme publicação da Caixa. Confira todos eles abaixo.
- Habilitar a modalidade saque-aniversário até 90 dias antes.
- Possuir uma conta bancária na Caixa.
- Não possuir empréstimo em atraso na instituição.
- Ser maior de idade, ou emancipado.
- Possuir regularidade no CPF pela Receita Federal.
Vale destacar que, caso o trabalhador possua empréstimo na Caixa, é possível realizar a antecipação, desde que a transferência seja usada para quitar o débito.
Como realizar a contratação do empréstimo
O empréstimo de antecipação do saque-aniversário pode ser realizado online, por meio do Internet Banking ou aplicativo da Caixa. Para isso, é necessário, primeiramente, autorizar o acesso da instituição financeira aos dados de saldo do fundo. Este procedimento pode ser feito pelo aplicativo da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, ambos disponíveis em iOS e Android.
Após a autorização, o trabalhador poderá realizar a contratação. Desse modo, é preciso entrar em “Empréstimos” e solicitar a simulação da antecipação do saque-aniversário do FGTS. Depois, é necessário confirmar os dados e inserir a senha pessoal. Assim, o empréstimo estará em conta.
Resolução 1.130
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) aprovou a Resolução 1.130, que atualiza alguns critérios da antecipação do saque-aniversário. Sendo assim, conforme a medida, o valor mínimo de parcela a ser antecipada no empréstimo é de R$ 100,00 e o valor máximo é de R$ 500,00.
Além disso, é possível antecipar cinco parcelas anuais do saque-aniversário do FGTS. No entanto, a medida diminuiu para três o número de parcelas, conforme reportagem do E-Investidor.
Colaborou: Laura Mello.