No final de agosto, os contribuintes incluídos no 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 receberão os valores devidos. Este é o penúltimo lote a ser pago e, com ele, apenas mais um grupo receberá o pagamento estabelecido no 5º lote, previsto para o dia 29 de setembro.
Leia também
Vale lembrar que a consulta para saber quem recebe o dinheiro é sempre liberada uma semana antes do pagamento. Portanto, a consulta ao 4˚ lote será aberta no dia 24 de agosto, às 10h. Já a do último lote, estará disponível no dia 22 de setembro.
Para saber se tem direito aos últimos lotes da Restituição do Imposto de Renda, o contribuinte precisa consultar o site Meu Imposto de Renda e checar na lista a opção “Consultar a Restituição”. Se aparecer uma mensagem como “em fila para restituição”, basta aguardar os próximos lotes para saber quando terá direito a receber.
Publicidade
Os pagamentos são realizados na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o valor não seja realizado na conta informada (em caso de desativação, por exemplo), ficará disponível para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil (BB). O órgão tem até o final do horário comercial, ou seja, 18h, para enviar o dinheiro.
Relembre o calendário de pagamentos da Restituição 2023 abaixo:
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho – pago;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Colaborou: Vitória Tedeschi.