A restituição do Imposto de Renda é a devolução de valores pagos a mais pelos contribuintes ao longo do ano. Isso ocorre quando, após o preenchimento da declaração, a Receita Federal identifica que o cidadão teve mais imposto retido ou pago do que o necessário. Nesse caso, o valor excedente é devolvido ao contribuinte, geralmente de forma escalonada, em lotes mensais.
Contribuintes que aguardam essa devolução em 2025 devem ficar atentos: a Receita Federal libera na próxima quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituições do IRPF 2024.
O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada na declaração, seja por dados tradicionais ou por chave Pix.
Conforme a Receita Federal, ao todo, 6.091.572 contribuintes serão contemplados neste lote, que também inclui restituições residuais de anos anteriores, totalizando R$ 8,5 bilhões.
Como saber se você está no 3º lote da restituição?
Para verificar se será contemplado, acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. É necessário informar CPF, data de nascimento e o ano-base da declaração (2025).
Quem recebe o 3º lote da restituição?
Idosos com 80 anos ou mais (14.756 contemplados);
Contribuintes entre 60 e 79 anos (95.040);
Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave (9.672);
Quem tem o magistério como principal fonte de renda (34.014);
Quem optou por declaração pré-preenchida ou restituição via Pix (5.711.130);
Contribuintes afetados por calamidade pública no Rio Grande do Sul (54.241).
Além disso, em caso de empate nos critérios, a preferência é de quem enviou a declaração primeiro.
E se o pagamento do 3º lote da restituição não cair?
Se o pagamento do 3º lote da restituição não for efetuado, os valores ficam disponíveis para saque no Banco do Brasil por até 1 ano. O reagendamento pode ser feito pelo site do BB ou pela Central de Relacionamento. Após esse prazo, o valor ainda pode ser solicitado pelo portal e-CAC da Receita Federal.