O rodízio é organizado de acordo com o número final das placas dos veículos. (Foto: Adobe Stock)
A prefeitura do município de São Paulo publicou, no Diário Oficial da Cidade, no dia 27 de novembro de 2025, a suspensão do rodízio de veículos durante o final do ano. A medida iniciou nesta segunda-feira (22), mas é importante que os motoristas fiquem atentos a sua data de encerramento.
A interrupção do sistema de rodízios é motivada pela baixa movimentação de veículos tanto nas últimas semanas de 2025 quanto no início do próximo ano, segundo a CET. Para veículos pesados, como caminhões, a restrição continua válida.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por CET São Paulo (@cetsaopaulo)
Como funciona o rodízio na cidade de São Paulo
A Operação Horário de Pico, conhecida como rodízio, existe desde 1997, implementada pelo Projeto de Lei nº 747/97. O sistema opera a partir do número final da placa de cada veículo do município, impedindo motoristas de circularem no chamado Centro Expandido, ou mini-anel viário, durante períodos da manhã e da noite. Os horários da proibição são das 7h às 10he das 17h às 20h.
Algumas das avenidas inclusas na restrição são as marginais Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Viaduto Grande São Paulo e Avenida Tancredo Neves.
Placas finais 1 e 2: proibida a circulação às segundas-feiras.
Placas finais 3 e 4: proibida a circulação às terças-feiras.
Placas finais 5 e 6: proibida a circulação às quartas-feiras.
Placas finais 7 e 8: proibida a circulação às quintas-feiras.
Placas finais 9 e 0: proibida a circulação às sextas-feiras.
Histórico de suspensão do rodízio em 2025
A prefeitura realizou a interrupção do sistema da Operação Horário de Pico em alguns dias deste ano de 2025. Em sua maioria, as medidas foram realizadas em feriados nacionais, segundo levantamento publicado pela CET.
No entanto, no dia 09 de dezembro deste ano (2025), o rodízio foi suspenso por conta da paralisação de transporte público coletivo no município.