

Servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas têm até o dia 30 de abril para realizar a validação cadastral anual. O procedimento é obrigatório e garante o acesso a serviços oferecidos na plataforma SouGov.br.
De acordo com a Agência Brasil, a iniciativa, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visa garantir a segurança dos servidores e prevenir fraudes.
Vale citar que a falta desta atualização não suspende o pagamento da aposentadoria, somente a não realização anual da prova de vida.
Publicidade
Atualmente, o poder executivo federal conta com 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas. Até o momento, 27% dos aposentados (cerca de 43 mil) e mais de 18 mil pensionistas (19,43%) já concluíram a atualização cadastral.
Como os servidores públicos aposentados devem fazer a validação cadastral?
O processo deve ser realizado por meio do site SouGov.br, a tela de validação cadastral é apresentada automaticamente. O servidor deve confirmar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão, caso aplicável, e verificar a precisão dos dados já preenchidos. Durante o processo, é possível salvar o progresso e retomá-lo posteriormente. O processo é composto por cinco etapas:
- Autodeclarações;
- Dados pessoais;
- Contatos;
- Documentos;
- Outros dados.
Os servidores públicos devem ficar atentos às datas, aqueles que perderem o prazo estabelecido só conseguirão acessar os serviços do SouGov.br após concluir a validação cadastral. Além disso, aposentados e pensionistas que possuam pendência na prova de vida poderão realizá-la imediatamente após finalizar a atualização.
Colaborou: Renata Duque.