Desde outubro de 2022, o S&P 500, índice composto por quinhentas ações cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ, tem mostrado um desempenho impressionante, subindo quase 70%. Essa recuperação refletiu a melhora significativa da economia após um período de incertezas e preocupações inflacionárias.
Leia também
Apesar de algumas tensões geopolíticas e eleitorais, a pergunta que muitos investidores fazem agora é: essa sequência de ganhos pode continuar pelo terceiro ano seguido?
De acordo com Quincy Crosby, estrategista-chefe global da LPL Financial, o mercado em alta tem espaço para crescer.
Publicidade
“Não há uma razão convincente para que este mercado em alta se renda ao temido urso. Com um Federal Reserve acomodatício, fundamentos econômicos sólidos e uma perspectiva de lucros positiva, há muito otimismo para o futuro”, escreveu Crosby em um relatório recente.
Além disso, para ajudar a responder a este questionamento, o Business Insider destacou 3 sinais principais que sustentam essa expectativa:
1. Lucros corporativos sólidos e em crescimento
Grandes empresas começaram a divulgar seus resultados do terceiro trimestre, e os números são promissores.
Bancos como JPMorgan Chase (JPMC34), Goldman Sachs (GSGI34) e Wells Fargo (WFCO34)
superaram as expectativas de lucro, indicando a força das corporações americanas.
Além disso, as empresas fora do setor de tecnologia estão começando a recuperar terreno, com projeções de crescimento de lucros de dois dígitos no primeiro trimestre de 2025, segundo Jack Ablin, da Cresset Capital Management.
2. Pouso suave conduzido pelo Federal Reserve
Crosby acredita que o Federal Reserve (FED) está no caminho certo para conseguir um pouso suave da economia, evitando uma recessão.
Publicidade
Com as projeções de crescimento e a confiança no corte de taxas de juros caso o mercado de trabalho enfraqueça, a expectativa é de que a economia continue a crescer, impulsionando os mercados.
3. Tendências sazonais e precedentes históricos
Desde a Segunda Guerra Mundial, mercados em alta que duram dois anos tendem a continuar por um terceiro. Além disso, o relatório de vendas no varejo de setembro superou as previsões, com um aumento de 0,4%, o que é mais um indicador de que a economia está bem posicionada para um crescimento contínuo.
Com esses sinais, e com as vendas no varejo superando as expectativas em setembro, muitos analistas acreditam que o S&P 500 pode persistir em alta até 2025.
Colaborou: Renata Duque.