Publicidade

Radar da Imprensa

Financiamento de veículo: é possível transferir o pagamento para outra pessoa?

Mudanças de nome ou transferência do carro podem requerer mudanças na titularidade

Financiamento de veículo: é possível transferir o pagamento para outra pessoa?
Financiamento de veículo. Foto: Adobe Stock

O financiamento é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras para ajudar indivíduos ou empresas a adquirirem bens ou serviços de maior valor, como veículos, imóveis ou até mesmo estudos.

Quando o assunto é esse, muitas pessoas que optam por financiar um veículo, que geralmente são divididas de 2 a 6 anos, se perguntam se é possível trocar o nome do financiamento ao longo do tempo.

De acordo com o blog da BV, a resposta que é sim. É possível, porém pode ser um processo complexo que pode variar em situações.

Em quais situações posso mudar o nome do financiamento?

  • Mudança de nome

Em casos de alteração de nome, como em divórcios ou casamentos, o titular do financiamento precisa atualizar seus documentos.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para realizar a alteração, é necessário entrar em contato com a financeira e seguir os procedimentos exigidos. Isso inclui a apresentação de documentos atualizados, como RG, CPF e outros documentos pessoais, para garantir que o cadastro fique correto e o contrato reflita a nova realidade do titular.

  • Transferir o financiamento para outra pessoa

Se a sua intenção for transferir o financiamento para outra pessoa, é fundamental seguir alguns passos para garantir que o processo ocorra de maneira legal e segura.

Primeiro, é preciso garantir que o carro não tenha pendências financeiras, como multas ou impostos não pagos, pois isso pode impedir a transferência.

Além disso, a financeira realizará uma nova análise de crédito da pessoa que assumirá o financiamento, avaliando o perfil financeiro dela para assegurar que ela seja capaz de cumprir com as parcelas do contrato.

Vale destacar que antes de iniciar o processo de transferência do financiamento é importante entrar em contato com a financeira e garantir que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a troca seja feita com sucesso.

Publicidade

Colaborou: Renata Duque.