Faltando poucos dias para a finalização do ano de 2025, alguns estabelecimentos comerciais terão horário de funcionamento alterados durante as comemorações nesta época, e os bancos não são exceção à regra.
Publicidade
Faltando poucos dias para a finalização do ano de 2025, alguns estabelecimentos comerciais terão horário de funcionamento alterados durante as comemorações nesta época, e os bancos não são exceção à regra.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que o último dia útil do ano para a efetivação de pagamentos, compensações bancárias e atendimento presencial em agências de instituições financeiras é o dia 30 de dezembro de 2025, terça-feira. Dessa maneira, não haverá expediente bancário no dia 31 de dezembro.
Para o feriado da Confraternização Universal, dia 01 de janeiro de 2026, as instituições financeiras também não funcionarão. Os serviços presenciais voltarão apenas em 02 de janeiro de 2026, sexta-feira.
A publicação da Febraban destacou que, para contas de consumo, como a conta de água e luz, o pagamento poderá ser efetivado no próximo dia útil, sem incidência de juros ou multa. Isso vale apenas para faturas cujo vencimento caia em um dos dias em que não há expediente bancário.
As compensações bancárias, como o TED, não estarão em funcionamento nos dias em que não haverá expediente bancário. Apesar disso, como o sistema do Pix funciona 24 horas por dia, ele poderá ser utilizado normalmente.
Conforme a Serasa, a compensação bancária é o período em que um pagamento leva para ser efetivado. Neste prazo, a instituição financeira confirma os dados, os valores e analisa a transação para, assim, efetuá-la.
A operação é feita não apenas com TED ou DOC, mas, também, com aplicação e resgate de investimentos, pagamentos de boletos e depósitos. Cada ação bancária possui um prazo definido pelo banco para a sua efetivação.
Publicidade
Um dos fatores que determina o intervalo de tempo em que a instituição leva para compensar um pagamento é se o dia em que ele foi realizado é útil ou não. Dessa maneira, nos feriados em que não haverá expediente bancário, a compensação bancária também não será operada.
Colaborou: Laura Mello.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador