Dicas de economizar na conta de luz. Foto: Adobe Stock
O mês de julho é sinônimo de férias escolares, crianças em casa e rotina alterada nas famílias brasileiras. Com os pequenos passando mais tempo dentro de casa, é natural que o uso de aparelhos eletrônicos aumente, o que pode pesar ainda mais na conta de luz.
Para completar, conforme matéria do E-Investidor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, durante o mês de julho, estará em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 1, que adiciona R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.
Isso significa que todo cuidado com o uso da energia elétrica é pouco. Pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença para evitar sustos na conta e ainda promover um consumo mais consciente dentro do lar.
A boa notícia é que é possível reverter esse cenário com atitudes simples e conscientes. Pensando nisso, confira 5 dicas práticas para economizar energia durante as férias escolares, confira:
1. Aproveite a luz natural
Durante o verão, os dias são mais longos e a luz solar pode ser uma grande aliada. Abra janelas e cortinas e permita que a iluminação natural tome conta da casa. Reduzir o uso de lâmpadas durante o dia é uma medida simples e eficaz para economizar.
2. Evite o consumo fantasma
Mesmo fora de uso, aparelhos em stand-by consomem energia. Ensine as crianças a desligarem dispositivos como carregadores, consoles e TVs da tomada. É uma ação simples que faz diferença no fim do mês.
3. Realize a manutenção dos eletrodomésticos
Aproveite o tempo livre das férias para fazer uma revisão nos eletros. Geladeiras com borrachas desgastadas, por exemplo, podem consumir muito mais energia. Ventiladores com acúmulo de poeira também perdem eficiência.
4. Considere a energia solar
Uma alternativa prática e sustentável é aderir à energia solar. De acordo com o E-Investidor, a energia solar permite uma grande economia, geralmente entre 90% e 95%.
5. Evite o uso de aparelhos eletrônicos em horário de pico
Por fim, criar uma rotina com horários definidos para uso de eletrônicos como TV, videogame e computadores, evitando o uso destes aparelhos no horário de pico, geralmente entre 18h e 21h, podem ajudar a reduzir na conta de luz.