Warren Buffett o segredo para escolher um trabalho que vai além do dinheiro
Foto: Adobe Stock
Warren Buffett, considerado um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos e atual CEO da Berkshire Hathaway, seguirá no comando da empresa até o fim de 2025. Em 2024, a companhia alcançou um marco histórico ao ultrapassar pela primeira vez o valor de mercado de US$ 1 trilhão.
Conforme a Fortune, devido a isso, tornou-se a primeira empresa americana fora do setor de tecnologia a alcançar esse feito.
Enquanto muitos associam sucesso profissional à busca por altos salários, Warren Buffett defende uma visão contrária: trabalhar pelo prazer e propósito, não apenas pelo dinheiro.
O investidor construiu uma trajetória inigualável no mundo dos negócios. Quando perguntado sobre qual tipo de trabalho os jovens deveriam procurar, sua resposta é clara, e vai contra o senso comum.
Durante uma entrevista à repórter Carol J. Loomis, da Fortune, em 2015, ele compartilhou seu princípio: “Aceite o emprego que você aceitaria se não precisasse dele, é isso que eu tenho”, afirmou.
“Você quer fazer algo que faria se não precisasse do dinheiro. E a maioria das pessoas precisa do dinheiro. Mas se você está na posição em que não precisa, deveria estar fazendo o que faria se não precisasse do dinheiro.”
Publicidade
Essa filosofia o acompanha há décadas. Mesmo tendo a liberdade de se afastar anos atrás da presidência do conselho da Berkshire Hathaway, o investidor continuou apaixonado por seu trabalho, afirmando que se divertia com a rotina e o entusiasmo diário.
A mensagem de Warren Buffett vai além das finanças: trata-se de alinhar trabalho e propósito. Para ele, encontrar uma ocupação que faria mesmo sem necessidade financeira é o caminho para uma vida profissional mais plena, e talvez o verdadeiro segredo do sucesso duradouro.