Últimas notícias

Ambev faz parceria com startup para incentivar consumo de energia limpa

(Estadão Conteúdo) – A Ambev fechou uma parceria com a startup Lemon Energia para permitir que bares e restaurantes possam comprar energia renovável produzida por miniprodutores, em sistemas de Geração Distribuída (GD). A parceria foi firmada por meio da Z-Tech, braço da cervejaria para a área de tecnologia.

O projeto, que neste momento atende a estabelecimentos de Minas Gerais e deve ser estendido em breve para o restante do País, consiste em oferecer a pequenos e médios negócios que estão na base de clientes da cervejaria o acesso ao sistema desenvolvido pela Lemon, um aplicativo que conecta consumidores de energia a produtores independentes. Até 2023 a companhia espera que mais de 50 mil estabelecimentos possam aderir à iniciativa, gerando uma economia de aproximadamente R$ 150 milhões aos clientes da Ambev com redução nos custos de eletricidade.

A parceria envolve os vendedores da cervejaria, que farão a indicação do serviço. “Os restaurantes contratam o serviço quando e se eles quiserem. Mas essa indicação já faz diferença”, diz o presidente da Z-Tech no Brasil, Roberto Guido. Ele explica que a indicação da companhia rompe a desconfiança deste empreendedor com o serviço. Para os bares e restaurantes, o ganho é claro: conta de luz menor. Para a Lemon, a vantagem é estender seu serviço para um número de estabelecimentos que não seria possível sem a parceria. Já para a Ambev, o ganho não parece tão direto, embora com menos gasto em energia os comerciantes até possam comprar mais cerveja para abastecer seus estabelecimentos. Mas o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Leonardo Coelho, justifica que o fortalecimento da rede de clientes, que foi muito afetada pela pandemia, faz sentido para a cervejaria que precisa destes canais.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos