Últimas notícias

BC: PIX terá custo baixo, de 1 centavo a cada 10 transações

BC: PIX terá custo baixo, de 1 centavo a cada 10 transações
Para fazer transações como transferências e pagamentos de forma instantânea, é importante saber como funciona o Pix. Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – O diretor de Organização do Sistema Financeiro, João Manoel Pinho de Mello, afirmou há pouco que o PIX – o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos – terá um custo baixo. “Hoje as instituições pagam algo como R$ 0,07 por TED.

No PIX, de cada dez transações que cruzarem pela conta de um recebedor, a instituição pagará R$ 0,01. É basicamente zero”, pontuou. Pinho de Mello afirmou ainda que não haverá tabelamento de preços no PIX.

Ele lembrou que em cartões de crédito e débito e em boletos o consumidor não paga nada para utilizar essas ferramentas. “Quando você usa o cartão de crédito, não paga nada para usar. Quando paga o boleto, você não paga nada”, disse Pinho de Mello.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Segundo ele, o mesmo ocorrerá com o PIX. “Por uniformidade (com os demais meios), o pagamento no PIX se dará no meio recebedor”, destacou o diretor do BC.

Hoje, o BC instituiu oficialmente o arranjo de pagamentos PIX e aprovou seu regulamento. Neste momento, Pinho de Mello participa do “Ciclo de Debates – A Transformação Digital do Brasil – A transformação digital dos meios de pagamento”, promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Às 11h30, ele concederá coletiva virtual a respeito do regulamento.