Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta puxadas por petróleo, dados e BCE

  • (Estadão Conteúdo) - As bolsas europeias fecharam com ganhos hoje, com investidores atentos a indicadores dos dois lados do Atlântico, ao movimento do petróleo e sua consequente influência em papéis do setor de energia e também na ata e em uma medida do Banco Central Europeu (BCE). O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,72%, em 359,74 pontos.

  • Os mercados europeus tiveram abertura negativa, mas ganharam fôlego e passaram a subir após o BCE anunciar a criação de um instrumento de acordo de recompra (repo) para fornecer liquidez em euros a bancos centrais fora da zona do euro, em meio à crise da covid-19. O novo instrumento estará disponível até junho de 2021, informou o banco central.

  • Na agenda de indicadores, o índice GfK de confiança do consumidor alemão para julho subiu de -18,6 em junho a -9,6 em julho, quando analistas previam -15. Os índices alemães também foram apoiados por dados dos EUA, como o avanço acima do esperado nas encomendas de bens duráveis.

  • Entre setores, a ação da petroleira BP subiu 0,41% em Londres, Total avançou 0,80% em Paris e Iberdrola, 1,12% em Madri, em jornada positiva para o petróleo. Já no caso das ações em foco, Lufthansa subiu 7,08% em Frankfurt, após a notícia de que os acionistas da empresa concordariam com um pacote de ajuda de 9 bilhões de euros do governo alemão.