Últimas notícias

Febraban: Bancos projetam crescimento de 6,3% nas carteiras de crédito em 2020

(Estadão Conteúdo) – Os bancos brasileiros esperam um crescimento de 6,3% nas carteiras de crédito neste ano, segundo pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), feita entre os dias 12 e 17 de agosto. O levantamento aponta uma melhora da estimativa anterior, que mostrava uma projeção de expansão do crédito em 5,4%, de acordo com pesquisa feita em junho.

Para 2021, os bancos esperam um crescimento total de 7%, mesmo patamar da projeção anterior. Segundo a Febraban, a melhora na avaliação do cenário é resultado da revisão para cima do desempenho do crédito direcionado, cuja previsão de expansão passou de 1,6% em junho para 3% em agosto. Para o crédito livre, as revisões também são positivas, com crescimento esperado de 8,6%, ate 8,2% no levantamento anterior.

No crédito livre, a alta foi puxada tanto pelos empréstimos destinados às empresas quanto às famílias. Para os clientes pessoas jurídicas, a projeção passou de uma alta de 11,8% para 12,3%. Já a projeção para a carteira de crédito destinado aos clientes pessoas físicas passou de 5,3% para 5,6%.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos