Um estudo do Banco de Compensações Internacionais (BIS), publicado nesta segunda-feira (10), revelou que cerca de 24 bancos centrais de economias emergentes e avançadas devem lançar suas próprias moedas digitais até 2033.
Leia também
A pesquisa revelou ainda que a maioria dessas novas Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs) será voltada para o varejo, com 11 bancos centrais se juntando a países como Bahamas, Jamaica e Nigéria, que já possuem moedas digitais em funcionamento. Além disso, nove bancos centrais estão considerando lançar versões atacadistas dessas moedas.
Essa movimentação tem como objetivo evitar que os pagamentos digitais fiquem exclusivamente nas mãos do setor privado, à medida que o uso do dinheiro físico declina rapidamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No estudo, o BIS pesquisou 86 bancos centrais e descobriu que 93% deles já estão trabalhando em CBDCs, sendo que 60% deles afirmaram que a ascensão das stablecoins e outras criptomoedas aceleraram seus trabalhos nesse campo.
Vale citar que o BIS é uma organização internacional responsável pela supervisão bancária global que reúne 63 bancos centrais. Em termos percentuais, isso representa cerca de 95% da economia mundial.