Os pagamentos por aproximação cresceram 66,3% entre o terceiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), essa tecnologia movimentou R$ 256,5 bilhões entre julho e setembro deste ano.
Leia também
“Pela primeira vez, essa modalidade ultrapassa a maioria das transações no Brasil“, afirmou o presidente da Abecs, Giancarlo Greco, em coletiva de imprensa sobre os resultados do setor no terceiro trimestre deste ano. Em setembro, os pagamentos por aproximação responderam por 52,3% das transações presenciais com cartões no País. A Abecs estima que em dezembro, chegarão a 56% do total.
Pesquisa feita pelo Datafolha a pedido da entidade aponta que 60% dos brasileiros usam a aproximação, número que chega a 81% entre os que têm idade entre 18 e 24 anos. “A população como um todo vem utilizando, mas mais fortemente os mais jovens”, afirmou Greco. Ainda de acordo com a pesquisa Abecs/Datafolha, 81% dos pagamentos por aproximação utilizam os cartões com tecnologia NFC. Outros 26% usam os cartões cadastrados em celulares, e 1%, relógios inteligentes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos