![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![O abono salarial 2025 não sacado até o prazo fixado no calendário ofiial retorna para os cofres do governo federal. (Imagem: peacefulwarior93 em Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/abono-salarial-2025-como-sacar_070220253717.jpeg-710x473.webp)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o calendário oficial de pagamentos do abono salarial de 2025, com ano-base 2023. Os montantes começam a ser distribuídos a partir de 17 de fevereiro tanto pela Caixa Econômica Federal, quanto pelo Banco do Brasil (BB).
Existe uma diferença entre o abono para trabalhadores de empresas privadas e o benefício para servidores públicos. Segundo a Secretaria de Fazenda e Planejamento, o Programa de Integração Social (PIS) tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas privadas, enquanto o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) proporciona aos servidores públicos civis e militares a participação na receita das entidades integrantes dos órgãos da administração pública direta e indireta.
O benefício é regulamentado pela Lei nº 7.998/90 e financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O valor do abono pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.518,00), mas é calculado de forma proporcional ao tempo trabalhado no ano-base que, em 2025, considera-se o ano de 2023.
Quem tem direito ao abono salarial 2025?
O MTE define alguns pré-requisitos para que o trabalhador possa sacar o abono salarial, tais como:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Ter recebido remuneração mensal de até 2 salários mínimos durante 2023;
- Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica (CPNJ), durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2023;
- Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Calendário de pagamentos do abono salarial 2025
O pagamento segue um calendário anual definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), com a distribuição do montante feita pela Caixa (para trabalhadores do setor privado, via PIS) e pelo Banco do Brasil (para servidores públicos, via Pasep).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Veja o calendário de pagamentos, com início no dia 17 de fevereiro:
Como sacar o PIS 2025 na Caixa
Para trabalhadores do setor privado que recebem o montante via PIS, a Caixa torna-se responsável por intermediar o valor e o beneficiário.
Após confirmar o dia de pagamento, é importante que o trabalhador não deixe para retirar o benefício após o prazo estipulado, uma vez que "o abono salarial não sacado até o prazo fixado no calendário do PIS, divulgado pelo MTE, retorna para os cofres do governo federal", alertou o próprio MTE.
Publicidade
Assim, a Caixa orienta que o dinheiro pode ser recolhido de quatro formas diferentes:
- Por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou conta digital;
- Por crédito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa e acessada pelo aplicativo Caixa Tem;
- Nos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão Social e a senha do usuário;
- Em uma agência da Caixa, com um documento oficial de identificação em mãos, como a carteira de motorista (CNH) ou o Registro Geral (RG).
Como sacar o Pasep 2025 no Banco do Brasil
Os beneficiários servidores públicos devem sacar o dinheiro do Pasep via BB. As orientações são distintas: para correntistas e poupadores do bancos, será possível receber o pagamento do Pasep em conta corrente ou poupança, mas para não correntistas com contas em outros bancos, será necessário realizar o saque do abono salarial 2025 por meio do portal Gov.br.
O passo a passo definido pelo Banco do Brasil contém 4 etapas:
- Primeiro, o trabalhador deve acessar a página oficial do BB e clicar no ícone "Consulte e Receba seu Pasep";
- Depois, realizar o login no portal Gov.br e certificar-se de que a conta é nível prata ou ouro, para maior segurança;
- Em seguida, no menu "Serviços para você" basta clicar em "Receber o Abono Salarial";
- E, por fim, o beneficiário seleciona "Iniciar" e preenche seus dados corretamente.
Para outros casos, o saque do abono salarial 2025 pode ser realizado no guichê de caixa de qualquer agência do Banco do Brasil.