As ações da Vodafone subiram até 4,5% mais cedo nesta segunda-feira, após notícias de que o investidor ativista Cevian Capital havia comprado uma participação não revelada no grupo de telefonia móvel para incentivá-lo a liderar um movimento de consolidação na Europa.
Leia também
Analistas e investidores viram a medida como positiva, depois que as ações da empresa britânica definharam durante os dois anos da pandemia, pressionadas pela concorrência em mercados como Itália, Espanha e Portugal.
O presidente-executivo da companhia, Nick Read, ex-diretor financeiro que ocupa o cargo mais alto da empresa desde outubro de 2018, pediu mais consolidação na Europa e disse que está disposto a buscar oportunidades de fusão para sua infraestrutura Vantage Towers.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Read já completou 19 transações, com foco na Europa e na África.
O Financial Times disse que Cevian, o maior fundo ativista da Europa, quer que a Vodafone seja mais agressiva na condução da consolidação em mercados como Espanha, Itália e Reino Unido.
A Reuters informou no início deste mês que a Vodafone e a Iliad estavam em negociações para combinar seus negócios na Itália.
A Bloomberg relatou pela primeira vez o movimento da Cevian. Tanto a Vodafone quanto a Cevian se recusaram a comentar.
Publicidade
“A menos que sejam tomadas medidas drásticas para reformular a Vodafone, a ação parece destinada a continuar com desempenho inferior ao FTSE 100, em um momento em que o mercado do Reino Unido parece cada vez mais atraente do ponto de vista de avaliação, tendo apresentado desempenho inferior a outros índices globais desde o Brexit”, disse Victoria Scholar, chefe de investimentos da Interactive Investor.