Últimas notícias

Acomodação monetária é necessária para conter inflação, diz ata do BCE

Acomodação monetária é necessária para conter inflação, diz ata do BCE
Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo

Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) consideram que um nível “substancial” de acomodação monetária ainda é necessário para estabilizar a inflação da zona do euro na meta de 2% no longo prazo, conforme mostra ata referente à mais recente reunião de política monetária, divulgada nesta quinta-feira.

Ainda assim, o documento destaca que o Conselho da entidade entende que os progressos econômicos permitem o início da redução “passo a passo” do ritmo de compras de ativos nos próximos trimestres.

Segundo o relatório, o Programa de Compras de Emergência de Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) foi elaborado com objetivo duplo de mitigar os efeitos econômicos negativos da covid-19 e evitar a fragmentação na região. “O PEPP cumpriu essa missão de duplo propósito”, explica.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em meio às incertezas elevadas, o BCE acredita ser importante garantir a “flexibilidade e opcionalidade” na condução da política monetária. “À medida que dados recebidos ao longo do tempo permitam uma melhor compreensão do impacto da pandemia em evolução, o Conselho do BCE deve manter a capacidade de calibrar e recalibrar a orientação da política monetária”, destaca.