Últimas notícias

Alemanha prepara plano para eventual corte de gás russo, dizem fontes

O gás russo representou 55% das importações da Alemanha no ano passado

Alemanha prepara plano para eventual corte de gás russo, dizem fontes
A ameaça de interrupções no fornecimento levou os preços do combustível a altas recordes. Foto: Envato Elements
  • A Alemanha disse que quer se livrar dos suprimentos russos, mas espera depender amplamente de Moscou para gás até meados de 2024.

Autoridades alemãs estão se preparando discretamente para qualquer interrupção repentina no fornecimento de gás russo com um pacote de emergência que pode incluir assumir o controle de empresas críticas, disseram à Reuters três pessoas familiarizadas com o assunto.

Os preparativos liderados pelo Ministério da Economia mostram o elevado estado de alerta sobre o abastecimento do gás que movimenta a maior economia da Europa e é fundamental para a produção de aço, plásticos e automóveis.

O gás russo representou 55% das importações da Alemanha no ano passado, e Berlim está sob pressão para desfazer um relacionamento comercial que os críticos dizem estar ajudando a financiar a guerra da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Alemanha disse que quer se livrar dos suprimentos russos, mas espera depender amplamente de Moscou para gás até meados de 2024.

Ainda não está claro se uma interrupção abrupta aconteceria e as autoridades disseram que a Alemanha queria evitar uma escalada, como um apoio ao embargo europeu, já tendo apoiado sanções contra Moscou sobre carvão e petróleo.

Mas agora eles temem que a Rússia possa cortar os fluxos de gás unilateralmente e querem ser capazes de lidar com isso se isso acontecer.

Embora uma ampla estrutura esteja em vigor e o governo esteja determinado a ajudar, os detalhes de como o plano será colocado em ação agora estão sendo discutidos, disseram as autoridades.

Questionado sobre as medidas, o Ministério da Economia da Alemanha apontou declarações de seu chefe, o vice-chanceler Robert Habeck, de que o país fez “esforços intensos” nas últimas semanas para reduzir o uso de energia russa.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos