Últimas notícias

Alemanha: produção industrial corre risco, com queda do nível do Reno

Autoridades alemãs dizem que a rota marítima ainda tem uma profundidade de quase 200 centímetros

Alemanha: produção industrial corre risco, com queda do nível do Reno
Breisach e o rio Reno na Alemanha. Foto: Envato Elements

(Estadão Conteúdo) – As principais indústrias alemãs alertaram nesta terça-feira que a produção pode ser diminuída ou mesmo interrompida devido a queda do nível das águas do Rio Reno, que está dificultando o transporte de carga.

O nível do Reno em Emmerich, perto da fronteira entre Alemanha e Holanda, caiu mais quatro centímetros em 24 horas, atingindo zero no medidor de profundidade.

Autoridades alemãs dizem que a rota marítima ainda tem uma profundidade de quase 200 centímetros, mas o recorde de baixa na manhã de terça-feira destaca a extrema falta de água causada por meses de seca que afetam grande parte da Europa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A seca em curso e os baixos níveis de água ameaçam a segurança do abastecimento da indústria”, disse o vice-chefe do grupo de lobby empresarial BDI, Holger Loesch.

Loesch disse que o deslocamento da carga do rio para o trem ou transporte rodoviário é difícil devido à capacidade limitada da ferrovia e à falta de motoristas.

Os motoristas do sul da Alemanha já pagam mais caro pelo combustível do que os do norte, de acordo com o maior clube de automóveis da Alemanha. O ADAC disse que o diesel estava sendo vendido por menos de 1,82 euros (US$ 1,84) por litro em Hamburgo, enquanto no estado de Baden-Wuerttemberg, no sudoeste do país, custava em média 1,97 euros.

Fonte: Associated Press