Alpargatas (ALPA4) é dona da marca Havaianas. Foto: Adobe Stock
A Alpargatas (ALPA4) reportou lucro líquido consolidado de R$ 87 milhões no segundo trimestre de 2025, alta de 271,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Desconsiderando o efeito dos itens extraordinários líquidos de IR, o lucro líquido normalizado seria de R$ 99,8 milhões, três vezes maior que o valor apresentado no mesmo período de 2024.
O Ebitda(lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos) ajustado, por sua vez, foi de R$ 192,6 milhões no trimestre, aumento de 176,6% ante o igual intervalo de 2024. A margem Ebitda ajustada avançou 10,6 pontos porcentuais (p.p.), para 17,5%.
“A boa aderência de produto e precificação, combinado à melhoria operacional em custos e despesas das operações de Havaianas no Brasil e no exterior foram fundamentais para este resultado”, disse a companhia no seu release de resultados.
Houve melhora tanto na operação de Havaianas no Brasil quanto no exterior. No Brasil, a operação atingiu R$ 138 milhões de Ebitda no período, mesmo com a redução do volume de vendas e o reconhecimento de débitos extemporâneos de ICMS no trimestre. Já a operação de Havaianas Internacional reverteu o Ebitda de R$ 4 milhões negativos do segundo trimestre do ano passado para R$ 57,2 milhões neste trimestre.
Segundo a Alpargatas, a melhoria é resultado da redução de custos, devido ao processo de atualização do portfólio para os mercados do Hemisfério Norte e pela redução de despesas comerciais.
Entre abril e junho, a companhia alcançou receita líquida de R$ 1,101 bilhão, crescimento anual de 8,3%.
O resultado é explicado pela melhora na operação comercial de Havaianas, tanto no Brasil quanto internacional. Segundo a companhia, em seu release financeiro, a operação de Havaianas registrou R$ 1,1 bilhão de receita líquida no período, 18% acima do primeiro trimestre de 2024, impulsionada pelo aumento de 10% no volume de pares vendidos, sendo 51 milhões de pares no Brasil e 5,8 milhões nas operações internacionais.
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A Alpargatas (ALPA4) encerrou o segundo trimestre com posição financeira líquida de R$ 194 milhões, um consumo de R$ 55,8 milhões frente ao primeiro trimestre. Já a alavancagem foi de 0,3 vez negativo frente a 0,4 vez positivo de um ano antes.