O Banco Safra rebaixou a recomendação da Ambev (ABEV3) para underperform (equivalente a venda) por enxergar um risco de baixa para a estimativa de lucro recorrente e um nível de valuation (valor do ativo) estruturalmente mais baixo em relação a níveis históricos.
Leia também
Na visão da casa, o nível atual de consenso para o lucro da companhia não é sustentável dado que “diversos níveis da reforma tributária podem ter impacto significativo no lucro por ação e alto grau de incerteza sobre o resultado final”. Em 2022, aproximadamente 46% do lucro por ação da empresa veio de benefícios fiscais, 18% de incentivos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estaduais e relacionados, além de 28% vindo de Juros sobre Capital Próprio (JCP), destaca o relatório.
“Ao ajustarmos o lucro por ação para o potencial impacto da reforma tributária, assumimos impacto negativo de 19% no lucro vindo de redução de 30% nos benefícios relacionados a ICMS e de 50% nos relacionados a JCP e vemos o papel negociando a 18 vezes o P/E em 2024.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No nosso cenário de alta (bull-case), assumindo que nenhuma medida da reforma impacte a Ambev, o desconto para pares seria de apenas 10%. Dados os riscos associados ao nível de rentabilidade futuro da companhia e a performance do papel recente, temos a percepção de que o nível de valuation não é atrativo e sustenta nosso downgrade (rebaixar) para underperform”, diz o banco.