Tempo Real

Ambipar (AMBP3) dispara mais de 17%; conheça as novas metas da companhia

Ambipar tem alta após fato relevante com novas metas. Para Itaú BBA, companhia está subvalorizada

Ambipar (AMBP3) dispara mais de 17%; conheça as novas metas da companhia
Ambipar (AMBP3) - Foto: Adobe Stock

Nesta segunda-feira (3), as ações da Ambipar (AMBP3) tiveram alta de quase 17,1%, cotada a R$ 9,45 (por volta das 16h), após anúncio de mudança na meta estratégica de alavancagem da companhia, novas metas financeiras e um programa de recompra de ações. As informações foram bem recebidas pelos analistas do Itaú BBA, que recomendam a compra das ações em relatório que coloca o preço-alvo em R$ 14,20.

Meta de alavancagem foi antecipada

Antes, em fato relevante publicado em 23 de maio deste ano, a Ambipar tinha uma previsão de atingir uma alavancagem medida pela dívida líquida financeira sobre Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2,5x, com prazo até o final do ano de 2026. Agora, a meta foi antecipada para 12 meses.

De acordo com novo comunicado da empresa, a antecipação foi estipulada considerando: “(i) captura de sinergias operacionais; (ii) redução de custos com maior automação dos processos e eficiência tributária; e (iii) revisão do modelo de alocação do imobilizado”.

Programa de recompra das ações em 18 meses

A Ambipar divulgou ainda que, para a companhia, o valor atual das suas ações não reflete o valor real de seus ativos, por isso lançou um programa de recompra com duração de 18 meses – até 30 de novembro de 2025.

Novas projeções financeiras para margem líquida e Ebitda

Ainda em fato relevante divulgado hoje, a companhia divulgou as seguintes metas atualizadas:

  • Crescimento da Receita Líquida em 10% (dez por cento), até 31 de dezembro de 2024 (“Projeção de Crescimento de Receita”);
  • Crescimento da Margem EBITDA em, no mínimo, 10%, nos próximos 12 (doze) meses, ou seja, incremento de 3 p.p. (três pontos percentuais).

Para Itaú BBA, ações são subvalorizadas

As mudanças anunciadas pela Ambipar foram elogiadas pelos analistas Filipe Andrade e Victor Cunha, que assinam o relatório do BBA. Os especialistas avaliam que uma boa performance da companhia no curto prazo e o aumento das despesas financeiras devem suavizar os desafios no ambiente macroeconômico que devem surgir no longo prazo; além disso, outras empresas no setor de serviços ambientais são negociadas com valor de mercado atrativo.