

Vários países no continente europeu enfrentam corte de energia nesta segunda-feira. Apesar disso, os mercados europeus, de acordo com os comunicados emitidos até agora, estão funcionando normalmente.
De acordo com a imprensa europeia, o apagão na Europa atinge todas as cidades da Espanha e de Portugal. Na França e na Itália, até agora, o apagão seria parcial. Comércio, serviços e transportes estão paralisados em várias cidades. O aeroporto internacional de Barajas, em Madrid, está fechado, de acordo com autoridades espanholas.
De acordo com a imprensa portuguesa, a possível causa seria uma pane na rede elétrica da empresa Endesa que teria detectado uma falha na rede elétrica nacional da Espanha.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Red Eléctrica (Redeia), operadora e distribuidora de energia da Espanha, disse que o restabelecimento do fornecimento de eletricidade em grande parte do país pode levar de 6 a 10 horas “assumindo que tudo corra bem”, após uma queda de energia massiva e sem precedentes nesta segunda-feira.
A empresa de energia da Espanha se recusou a especular sobre as causas do apagão. O Centro Nacional de Segurança Cibernética de Portugal emitiu um comunicado dizendo que não há indícios de que a interrupção tenha sido causada por um ataque cibernético.
Vários países da Europa ocidental têm a distribuição de energia unificada em redes, o que justificaria o alcance da falha. De acordo com as informações iniciais, a internet continua funcionando, mas de forma precária nos todos os países afetados pelo corte de energia na Europa.