O Assaí (ASAI3) informou na noite de ontem que os fundos Snapper Rocks e WHG Apache, da família Muffato, passaram a deter participação relevante na empresa, de pouco mais de 10%, após compra de ações no mercado à vista e operações de total return swaps (contrato que envolve a troca de rendimentos entre duas partes).
Em correspondência enviada à empresa e divulgada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Snapper Rocks Strategy diz que adquiriu, no mercado à vista, 63.653.900 ações ordinárias de emissão do Assaí, representativas de 4,703% do capital social da varejista.
Além disso, celebrou com o BTG Pactual operações de swap de retorno total de ações (equity total return swap ou TRS), com liquidação exclusivamente financeira, que lhe confere posição comprada equivalente a 66.868.600 ações ordinárias de emissão do Assaí, representativas de 4,940% do capital social.
O Apache, por sua vez, adquiriu, no mercado à vista, 2.803.100 ações ordinárias da companhia, representativas de 0,207% do capital social. O fundo também celebrou, com a XP Investimentos, operações de TRS, com liquidação exclusivamente financeira, que lhe confere posição comprada equivalente a 5.529.100 ações ordinárias ou 0,408% do capital social.
Os fundos declararam que as aquisições fazem parte de sua estratégia de investimento na companhia e não há participação específica visada. Além disso, informaram que não há intenção de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia.
Os únicos cotistas finais do Snapper Rocks e do Apache são Ederson Muffato e Everton Muffato, que, juntamente com Rosa Reni Muffato, são acionistas do Grupo Muffato.
O Grupo Muffato é um dos maiores grupos varejistas do Brasil, especializado em supermercados e atacarejo, fundado em 1974 em Cascavel (PR). O grupo opera as bandeiras Super Muffato (supermercado) e Max Atacadista (atacarejo), além de outras operações como posto de combustível e e-commerce, com faturamento em torno de R$ 17,4 bilhões em 2024.
“Os irmãos Ederson Muffato e Everton Muffato estarão à disposição da administração da companhia, observados os limites legais e de governança, para colaborar com a sua experiência acumulada no varejo, com o objetivo de fortalecer ainda mais a posição de mercado da companhia”, afirmam.
A aquisição de participação acionária na Assaí (ASAI3) relevante será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).