Últimas notícias

Autoridades do BCE reconhecem risco crescente sobre inflação

A inflação atingiu 3% no mês passado, bem acima da meta de 2% do BCE, e pode chegar a 3,5% até novembro

Autoridades do BCE reconhecem risco crescente sobre inflação
Euro (Pixabay)

Autoridades do Banco Central Europeu ainda veem o salto recente da inflação como temporário, mas um crescente número delas parece estar reconhecendo o risco de que o aumento dos preços possa superar suas projeções relativamente benignas.

A inflação atingiu 3% no mês passado, bem acima da meta de 2% do BCE, e pode chegar a 3,5% até novembro, mas o banco vê então uma queda rápida que pode levar a alta dos preços para abaixo de 2% por anos.

O aumento nos preços de commodities, gargalos de oferta e sinais crescentes de escassez de mão de obra, entretanto, são obstáculos para esse perfil dos preços ao consumidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, defendeu esse cenário do BCE, mas destacou os riscos de alta e alertou que o banco precisa ser “muito vigilante” em relação ao risco de que as altas temporárias de preços possam se tornar permanentes.

“Alguns países na Europa têm aposentadorias e salários de autoridades públicas indexados à inflação”, disse de Guindos em conferência online com o Financial Times.

“Isso precisa ser evitado porque, se há uma indexação clara da economia à evolução de um choque temporário…pode-se converter essa evolução temporária de alta da inflação a algo que seja muito mais permanente. E isso é algo que devemos evitar.”

O presidente do banco central da Grécia, Yannis Stournaras, reconheceu que o aumento real dos preços pode superar a projeção do BCE, mas argumentou que isso não deveria forçar o banco a apertar a política monetária.

“Aceitamos que há um risco de alta em relação à inflação”, disse Stournaras ao Politico em entrevista. “No passado, entretanto, projetamos para cima a inflação, esperando que isso a levasse em direção a 2% no médio prazo.”BCE

Publicidade