Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (Foto: Adobe Stock)
A B3, Bolsa de Valores brasileira, finalizou o processo de audiência restrita para a atualização do regulamento do Novo Mercado. Das 152 empresas do segmento que votaram, 74 se manifestaram contra todas as propostas, 8 foram a favor de todas as propostas e 70 a favor de algumas propostas.
De acordo com a norma vigente no regulamento, existente desde a criação do Novo Mercado, em 2000, caso um terço das empresas listadas no Novo Mercado rejeite as propostas apresentadas, elas não são implementadas.
Na data da publicação da audiência restrita, o Novo Mercado era formado por 190 empresas e os votos deveriam passar pelos Conselhos de Administração. Com 74 empresas contra as mudanças, fica valendo a manutenção do regulamento, sem nenhuma atualização, informou a B3.
Ao longo de todo o processo, a B3 participou de mais de 60 reuniões com cerca de 120 empresas e recebeu 76 contribuições por escrito, enviadas por companhias, investidores, associações e especialistas do mercado. Durante a audiência restrita, se comprometeu a iniciar uma nova discussão com participantes do mercado e regulador acerca de temas processuais para deliberação de modificações do Regulamento do Novo Mercado.
Desde a criação do Novo Mercado, em 2000, já houve cinco atualizações em seu regulamento, que refletem a importância de aprimorar continuamente as práticas de governança corporativa, com o objetivo de proteger melhor empresas e investidores e tornar o mercado de capitais brasileiro mais atrativo para investidores do Brasil e do exterior, destaca a B3.