A B3 lançou uma plataforma que oferece a infraestrutura para tokenização de ativos para serviços de investimento coletivo, o chamado crowdfunding (financiamento coletivo de projetos e/ou negócios).
Leia também
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a B3 Digitas, braço especializado em produtos para ativos digitais da Bolsa brasileira.
Atualmente, mais de 60 plataformas de crowdfunding reguladas realizam captações primárias junto aos investidores. A Resolução CVM 88, atualizada em 2022, permite a realização de transações subsequentes desses ativos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A solução da B3 permite que Contratos de Investimento Coletivo (CICs) e ativos emitidos nas plataformas durante as captações primárias sejam representados via tokens.
A infraestrutura da B3 também servirá para a posterior negociação dos ativos, com liquidação financeira via PIX, controle de titularidade e rastreabilidade das operações. As plataformas poderão oferecer aos investidores ambiente personalizado com sua marca aos seus clientes.
“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas”, diz Jochen Mielke de Lima, presidente da B3 Digitas, em nota.
As empresas de investimentos em startups Kria e EqSeed foram parceiras no desenvolvimento da solução.
A B3 não atuará como contraparte central nem interferirá nas operações feitas, que continuarão sendo gerenciadas pelas plataformas, assim como o relacionamento com empresas e investidores.
Publicidade