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- Parte do consórcio organizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) que participará do piloto do Real Digital, o banco BBC Digital, da holding Simpar, vai analisar questões ligadas à privacidade e à programabilidade
- O banco vê no piloto do Real Digital uma oportunidade de testar funcionalidades que, no futuro, podem tornar essas atividades mais rápidas e eficientes
- Segundo o CEO do banco, Paulo Caffarelli, a a digitalização ajuda a ampliar a competição no sistema financeiro
Parte do consórcio organizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) que participará do piloto do Real Digital, o banco BBC Digital, da holding Simpar, vai analisar questões ligadas à privacidade e à programabilidade em uma base de negociação de título público federal entre clientes de diferentes instituições. Além do BBC, estão no consórcio instituições como o Ribeirão Preto, que o lidera, e o PagBank.
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“Temos uma questão muito forte no Brasil de dinheiro físico, e uma economia informal que representa mais da metade da economia brasileira”, diz ao Broadcast o CEO do banco, Paulo Caffarelli. “À medida que você vai para o real digital, mitiga esse tipo de situação.” Caffarelli afirma que o numerário físico tem uma série de custos e riscos associados.
Além disso, segundo ele, a digitalização ajuda a ampliar a competição no sistema financeiro. “O Pix, o open finance, o balcão de recebíveis de cartão, tem vários movimentos que vão dar um avanço muito forte. Não é somente por fazer a transformação digital, mas por aumentar a competitividade dos agentes financeiros.”
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O BBC atua junto a motoristas profissionais, em linhas como a de financiamento e renovação de frota para a compra de veículos novos e seminovos, além de conta digital e cartão pré-pago, e tem cerca de 25 mil contas digitais. O banco vê no piloto do Real Digital uma oportunidade de testar funcionalidades que, no futuro, podem tornar essas atividades mais rápidas e eficientes.
“É um piloto, mas certamente poderemos aplicar a tecnologia para outros produtos”, afirma Wallace Jagiello, diretor de tecnologia da informação do banco. “Daqui a um tempo poderemos falar da tokenização criação de uma representação digital de um ativo do veículo. Hoje fazemos o gravame registro do veículo para a emissão da garantia.”
Crescimento Caffarelli, que já foi CEO do Banco do Brasil e da credenciadora Cielo, afirma que o BBC deve ter crescimento maior neste ano que em 2022, mesmo com a alta dos juros. No ano passado, o volume de novas operações de crédito do banco cresceu 120%. No primeiro trimestre do ano, a carteira chegou a R$ 510 milhões, alta de 93% em um ano, após ampliar os canais de distribuição de crédito.
Segundo a Simpar, neste ano, o banco deve lançar novos produtos, como o financiamento de capital de giro e a antecipação de recebíveis. “Quando estávamos com uma taxa de juros menor, a proporção era de 60% do valor financiado e 40% pago à vista”, diz Caffarelli. “Neste momento, chega a ser 35% financiado e o restante pago à vista.”
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O BBC distribui financiamentos através da Movida, que atua com veículos leves, e da Transrio, marca da Vamos (também pertencente à Simpar) que vende veículos pesados da marca Volkswagen. “Continuamos fazendo um volume significativo, mas poderia ser maior”, afirma o executivo do banco.