O Banco do Povo da China (PBoC) estabeleceu, nesta terça-feira (25), o ponto de referência do yuan em 7,1668 por dólar. Segundo a agência Reuters, o valor representa o nível mais fraco fixado para a moeda chinesa desde 15 de fevereiro de 2008, durante a crise financeira global.
Leia também
A medida amplificou a pressão que a divisa já vinha enfrentando diante de incertezas sobre a segunda maior economia do planeta. Por volta das 03h35 (de Brasília), o dólar avançava a 7,3047 yuans no mercado onshore e a 7,3349 no offshore. Em ambos os casos, a moeda chinesa ronda os patamares mais baixos em 15 anos.
O movimento acontece um dia após uma intensa liquidação nos negócios acionários do país asiático. Apesar de dados indicarem aceleração da atividade econômica chinesa no terceiro trimestre, investidores demonstraram apreensão com a conclusão do 20° Congresso do Partido Comunista, que forneceu ao presidente chinês, Xi Jinping, um terceiro mandato, em inédita consolidação de poder.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o enfraquecimento do yuan é agravado pelo crescente diferencial de juros com os Estados Unidos, enquanto o PBoC mantém política de relaxamento monetário, na contramão do aperto conduzido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).