Últimas notícias

BC planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital; entenda

O projeto de integração foi compartilhado por Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central

BC planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital; entenda
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central anunciou que planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital, no intuito de desenvolver uma economia digital no país mais eficiente e segura nas transações. O projeto foi compartilhado por Otávio Damaso, diretor de regulação do BC, na terça-feira (16).

O Open Finance é o ecossistema de dados financeiros compartilhados e o Real Digital é uma representação virtual da moeda nacional.

O diretor do Banco Central não deu uma data específica para a integração, mas passou uma agenda de próximos passos. De acordo com ele, as próximas etapas serão:

  • Pix e Open Finance (integração do Pix com o iniciador de pagamentos do OF);
  • Pix e outros produtos (como produtos de crédito);
  • Pix e internacionalização da moeda (possivelmente o Pix Internacional);
  • Pix e Real Digital (CBDC);
  • Real digital (CBDC) e Open Finance;
  • Agregador Financeiro;
  • Construção da carteira digital.

Damaso também mencionou a ideia de uma plataforma que pudesse compreender todos esses serviços para o usuário seria o objetivo central. “Cada vez mais o objetivo é a conveniência ao cliente. A criação de um ‘super app’ vai permitir que toda a vida financeira seja transacionada nele, integrando questões financeiras e transações com investimentos, seguros, pagamentos, etc“, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No decorrer de sua apresentação, Damaso também pontuou como o Pix foi importante para a integração financeira no Brasil. Segundo ele, 33 milhões de pessoas não faziam transferências eletrônicas antes do Pix. Hoje são mais de 147 milhões de usuários.

“Do lado do Open Finance [antigo Open Banking] estamos fazendo uma transformação: se antes, a informação era restrita a uma instituição financeira, agora damos a oportunidade da informação ser do cliente, que pode transacionar seus dados como quiser entre as instituições”, disse o diretor.

Segundo ele, o Open Finance também atingiu a marca de 31 milhões de permissões de usuários para compartilhar dados, desde que foi lançado em fevereiro de 2021.