Últimas notícias

Pix já responde por 10,6% de todos os pagamentos no varejo

O documento ressalta que as IMFs importantes funcionaram de forma "eficiente e segura"

Pix já responde por 10,6% de todos os pagamentos no varejo
Mais de 1 bilhão de transações são feitas por mês via Pix. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

(Eduardo Rodrigues e Thaís Barcellos, Estadão Conteúdo) – O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2021, divulgado há pouco pelo Banco Central, destaca que o Pix aumentou consideravelmente sua relevância para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), chegando a representar 10,6% do total de pagamentos no varejo na segunda metade do ano passado. “A maior parte das transações continua sendo entre pessoas, havendo potencial para expansão nos demais casos de uso”, avaliou o BC.

O documento ressalta que as Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMFs) sistemicamente importantes funcionaram de forma “eficiente e segura” ao longo do segundo semestre de 2021.

“O sistema financeiro manteve liquidez intradia suficiente para garantir a fluidez das transações no SPB. As liquidações do mercado interbancário deram-se sem nenhuma ocorrência significativa, e não houve risco de insuficiência de recursos. A partir de agosto de 2022, o saldo da conta de pagamentos instantâneos será remunerada, reduzindo o custo de manutenção de liquidez para a realização de pagamentos”, acrescentou o BC.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O REF destaca ainda que os riscos financeiros dos mercados de ativos financeiros, valores mobiliários e moedas estrangeiras foram devidamente gerenciados pelas IMFs. “As exposições de crédito e de liquidez foram adequadamente gerenciadas pela contraparte central em todos os dias do período”, conclui o documento.