

A intenção do BTG Pactual de incorporar as ações do Banco Pan (BPAN4) foi considerada favorável pelo Citi.
Publicidade
A intenção do BTG Pactual de incorporar as ações do Banco Pan (BPAN4) foi considerada favorável pelo Citi.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A operação ocorreria em duas etapas: primeiro, o veículo Banco Sistema incorporaria os papéis remanescentes do Pan; depois, o próprio BTG passaria a deter 100% dessa holding.
Os analistas Brian Flores, Gustavo Schroden e Arnon Shirazi calculam que o preço oferecido corresponde à troca de uma unit do BTG por 4,7 ações do Pan (relação de 0,2128 vezes), o que implica cerca de R$ 10,03 por ação, um prêmio de aproximadamente 30% sobre a cotação de mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para o Citi, esse ágio transforma um potencial crescimento futuro em retorno imediato e tangível para os minoritários e aponta sinergias previstas com a integração completa, que inclui redução de custos, maior eficiência de capital e expansão de receitas por cross-selling.
Além de remunerar os acionistas do Pan, a investida sugere, segundo os analistas, que o BTG confia nos benefícios de incorporar integralmente a base de cerca de 28 milhões de clientes do banco digital, ampliando sua presença no varejo sem gerar conflito entre canais.
Segundo o Citi, em conversas recentes, a administração do Pan projetou retorno sobre patrimônio (ROE) de cerca de 20% em três anos. A estrutura de troca de ações também é vista como positiva para o BTG, dado que seus papéis negociam com prêmio aproximado de 105% sobre o valor patrimonial previsto para 2025.
No acumulado do ano, as units do BTG sobem 97% em dólares, enquanto as ações do Pan (BPAN4) avançam 37%. A transação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores e pelas companhias.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador