Os bancos dos Estados Unidos estão pagando por depósitos em poupanças de forma muito maior do que há uma década, com base nos balanços corporativos divulgados nos últimos dias. O aumento teria como objetivo reter os clientes atuais e atrair novos, após o aumento na volatilidade provocado pelas recentes turbulências bancárias.
Leia também
Os juros mais altos em produtos de poupança tradicionais – como fundos do mercado monetário, certificados de depósito e contas de poupança regulares – também são resultados do rápido aumento nas taxas básicas do Federal Reserve (Fed) para controlar a inflação no país, elevando os Fed funds para o intervalo de 4,75% a 5%.
Um certificado de depósito (CD) de 24 meses, produto de poupança comum para poupadores de médio prazo, agora tem um rendimento médio de 4,81%, de acordo com o Federal Reserve Bank de St. Louis. Isso representa um aumento de 1,18% no rendimento de apenas um ano atrás.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, empresas não bancárias, como a Apple, estão entrando no jogo dos depósitos, dando aos poupadores ainda mais opções. A gigante de tecnologia revelou nas últimas semanas a criação de uma conta poupança que pagará um rendimento de 4,15% para usuários do Apple Card, em parceria com Goldman Sachs.
Já os grandes bancos americanos, como Bank of America (BofA) e Wells Fargo, ainda estão pagando taxas mais baixas do que a maioria em suas contas de poupança tradicionais e contas correntes, por serem produtos de mercado de massa. Mas os bancos estão oferecendo CDs de seis meses e um ano de 3,5% a 4%, de acordo com os últimas informações divulgadas.
Fonte: Associated Press