Os sistemas bancários globais devem registrar cerca de US$ 1,67 trilhão em perdas de crédito até o fim de 2025, conforme um relatório da S&P Global divulgado na quinta-feira (11). A agência de classificação de risco projeta um aumento de 11% nas perdas em 2024, seguido por um crescimento adicional de 1% no ano seguinte.
Leia também
Apesar das perdas elevadas no curto prazo, a S&P destaca que a desaceleração em 2025 sugere uma normalização dos custos de crédito, sem implicar em uma deterioração generalizada na qualidade dos ativos bancários. A agência afirma que as perdas de crédito teriam que ser mais de cinco vezes superiores às previstas para esgotar o capital dos bancos.
O relatório também sublinha que, embora os riscos descendentes estejam diminuindo, eles permanecem em um nível elevado. Isso se deve ao alto nível de endividamento dos países, que limita suas capacidades de apoiar as economias, expondo os bancos a mutuários com dificuldades de reembolso. A S&P alerta que o setor imobiliário comercial continuará a representar um risco significativo e deve ser monitorado com cautela.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos