A novidade irá abranger inicialmente as diferentes denominações existentes para saques e depósitos, mas posteriormente vai englobar outros tipos de operações financeiras. Dessa forma, o “depósito de cheque no ATM”, por exemplo, que envolve situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM), passará a ser descrito no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
Já os casos em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta serão impressos nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Antes da padronização, as instituições financeiras podiam usar termos diferentes para um mesmo tipo de transferência. “Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban. “A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, complementa.
Quando as mudanças forem feitas, os consumidores poderão consultar as novas nomenclaturas diretamente no site da Febraban.