Últimas notícias

BC da China aceita pedido da Ant para criar holding financeira

A aprovação do plano pelo PBOC é o sinal de que a Ant está prestes a emergir de uma repressão regulatória

BC da China aceita pedido da Ant para criar holding financeira
Sede do Banco do Povo da China, em Pequim 04/04/2020 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O banco central da China aceitou o pedido da Ant Group para criar uma holding financeira, disseram três pessoas com conhecimento do assunto, um passo fundamental para terminar uma reformulação de um ano do negócio de fintech de Jack Ma e ressuscitar sua estreia no mercado de ações.

A esperada aprovação do plano pelo Banco Popular da China (PBOC) é o mais recente sinal de que a Ant, uma gigante da tecnologia com negócios financeiros que vão de pagamentos a gestão de patrimônio, está prestes a emergir de uma repressão regulatória.

O PBOC aceitou o pedido da empresa este mês, disseram as fontes à Reuters, em meio às esperanças dos investidores de que os reguladores chineses estejam aliviando a repressão às empresas privadas que começou no final de 2020, à medida que o crescimento desacelera na segunda maior economia do mundo devido às restrições contra a Covid-19.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ant e o PBOC não responderam aos pedidos de comentários da Reuters na sexta-feira.

Embora a empresa esteja trabalhando com reguladores financeiros há meses em uma ampla reformulação, o acordo do banco central em revisar o pedido indica que a Ant poderá obter sua tão esperada licença em breve, disseram as fontes.

As autoridades chinesas interromperam abruptamente o IPO da Ant, que deveria levantar 37 bilhões de dólares na maior listagem do mundo, em novembro de 2020, logo depois que o bilionário da tecnologia Ma fez um discurso acusando os órgãos de fiscalização financeira de sufocar a inovação.

A Ant foi avaliada como uma empresa de tecnologia por seu IPO, mas a mudança forçada para uma holding financeira a sujeitará a requisitos de capital e regulamentos semelhantes aos dos bancos.

LICENÇA DE PONTUAÇÃO DE CRÉDITO

A Reuters informou na semana passada que a liderança central da China deu um sinal positivo à Ant de forma provisória para retomar seu IPO em Xangai e Hong Kong.

Com o objetivo de apresentar um prospecto preliminar para a oferta de ações já no próximo mês, a Ant está aguardando o feedback final dos reguladores financeiros, especialmente o PBOC, sobre a criação da holding financeira, disse uma fonte.

Publicidade

Para reviver formalmente sua listagem, a Ant precisa garantir a licença de participação financeira chave e concluir sua reestruturação, disseram as fontes.