Últimas notícias

BC: segunda sessão do Copom, que decide Selic, começou às 14h34

O colegiado já se reuniu ontem, durante todo o dia, para apresentações e análises de conjuntura econômica

BC: segunda sessão do Copom, que decide Selic, começou às 14h34
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central informou há pouco que começou às 14h34 a segunda sessão do Comitê de Política Monetária (Copom), destinada à decisão do novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 11,75% ao ano.

O colegiado já se reuniu ontem, durante todo o dia, para apresentações e análises de conjuntura econômica. Como mostrou o Broadcast mais cedo, hoje o Copom também iniciou um novo ritual, com mais uma reunião de análise de conjuntura na manhã do segundo dia do comitê. A avaliação é de que seria mais produtivo interromper as discussões na terça mais cedo e dar um “frescor” aos membros do Copom no dia D.

Para a decisão da Selic de hoje, pesquisa do Projeções Broadcast mostra que todas as 54 instituições financeiras consultadas esperam alta de 1,0 ponto porcentual, para 12,75% ao ano, conforme sinalizado pelo BC no último encontro, em março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Caso esse aumento seja confirmado, os juros básicos atingirão o maior patamar desde fevereiro de 2017, quando a taxa estava em 13,00%. Será a décima alta consecutiva neste ciclo de aperto monetário, que começou em março de 2021, com a Selic na mínima histórica de 2%, acumulando 10,75 pontos de ajuste. O choque de juros deste ciclo já é o maior desde 1999, quando em meio à crise cambial, o BC aumentou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma vez só.