Últimas notícias

BCE reforça foco no combate à inflação e possível aumento do aperto

A elevação da taxa de juros será necessária, segundo o membro do conselho do BCE, Frank Elderson

BCE reforça foco no combate à inflação e possível aumento do aperto
Sede do BCE em Frankfurt 15/01/2009. REUTERS/Kai Pfaffenbach

Membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Frank Elderson reafirmou que o foco da autoridade monetária está em controlar a inflação na zona do euro e retomá-la à meta de 2% ao ano. Para isso, mais altas de juros serão necessárias, enfatizou, em linha com comentários recentes da presidente Christine Lagarde.

Segundo o dirigente, a inflação está “muito alta” e exige uma resposta firme do BCE. Elderson admitiu, inclusive, que as pressões de altas nos preços se provaram mais fortes e persistentes do que o BC comum previa. Diante dos choques externos que afetam a zona do euro, a inflação na região deve ficar acima de 2% por um período extenso de tempo, afirmou.

Durante evento do Parlamento Europeu sobre a ação do BCE quanto as mudanças climáticas, Elderson destacou as “profundas implicações” do tema à estabilidade de preços. Desta forma, a entidade precisa agir como uma “força que contribui para a transição energética” na zona do euro, avaliou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Não podemos cumprir nosso mandato se assumirmos como cenário base um mundo que não fará a transição no futuro”, argumentou Elderson, em comentários divulgados no site do BCE há pouco. A médio e longo prazo, “políticas fiscais que redirecionem investimento público e privado para apoiar o crescimento sustentável” podem ajudar a reduzir as pressões inflacionárias, segundo ele.