A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, adiantou nesta quinta-feira (27) que a instituição espera subir mais os juros para reduzir a inflação à meta em “tempo hábil” e que usará “todos os instrumentos necessários para isso”. O comentário seguiu a divulgação da decisão de política monetária do BC, que elevou os juros básicos em 75 pontos-base novamente.
Leia também
A banqueira central destacou que essa é a terceira alta seguida do BCE. “Fizemos progresso substancial em retirar acomodação monetária. A política monetária pretende evitar alta persistente das expectativas de inflação”, afirmou.
Segundo Lagarde, a inflação permanece muito alta e ficará acima da meta por “período extenso”, sendo que as projeções de inflação estão “apontados para cima”. “Algumas medidas de expectativas inflacionários acima da meta exigem atenção. Guerra na Ucrânia pode piorar oferta global de novo e sustentar inflação alta. Principal risco à inflação são custos de energia mais altos”, destacou. No entanto, Lagarde ponderou que a “maioria das medidas de expectativas inflacionárias estão dentro da meta de 2%”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos