Últimas notícias

Biden anuncia proibição dos EUA a importações de petróleo russo

Com o anúncio, o petróleo Brent para maio subiu 5,4% para 129,91 dólares o barril

Biden anuncia proibição dos EUA a importações de petróleo russo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden | Foto: Evan Vucci/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira uma proibição às importações de petróleo e outras fontes de energia da Rússia em retaliação pela invasão da Ucrânia, mas reconheceu que a medida elevará os preços da energia para os consumidores nos EUA.

“Estamos proibindo todas as importações de petróleo e gás da Rússia”, disse Biden a repórteres na Casa Branca. “Isso significa que o petróleo russo não será mais aceitável nos portos dos EUA e o povo norte-americano dará outro golpe poderoso na máquina de guerra de Putin.”

Os preços do petróleo subiram com o anúncio, com o petróleo Brent para maio subindo 5,4% para 129,91 dólares o barril.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Biden tem trabalhado com aliados na Europa, que são muito mais dependentes do petróleo russo do que os EUA, para isolar a economia russa, que é fortemente dependente do setor de energia, e Putin. O Reino Unido anunciou pouco antes da fala de Biden que eliminará gradualmente a importação de petróleo e gás russos até o final de 2022.

Biden disse que as sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados já causaram uma “cratera” na economia russa. Ele disse que os últimos movimentos foram feitos em estreita consulta com aliados e parceiros em todo o mundo.

Os Estados Unidos importaram da Rússia mais de 20,4 milhões de barris de produtos brutos e refinados por mês, em média, em 2021, cerca de 8% das importações de combustíveis líquidos dos EUA, segundo a Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA. A proibição deve fazer com que os preços da gasolina, que já estão altos, subam ainda, afetando diretamente a inflação. Os Estados Unidos também importam carvão da Rússia.

Biden previu que os preços subirão ainda mais como resultado da “guerra de Putin”, mas prometeu fazer todo o possível para minimizar o impacto sobre o povo norte-americano.